WhatsApp
x
  • Olá, o que deseja buscar?

Notícias atualize-se e recomende!

Sistema de Mediação on line vai ser apresentado durante o 2o. Telecon 25/10/2007

 

Durante os trabalhos do 2o. Congresso de Direito da Informática e Telecomunicações, será realizado, como programação paralela, a "E-Justiça - Exposição de Justiça e Tecnologia", quando os secretários de Tecnologia de tribunais e órgãos públicos farão apresentação de projetos de informática aplicados aos serviços judiciários.

Como parte integrante dessa programação paralela, consta a exposição "Sistema de Mediação On Line: uma ferramenta a serviço da pacificação social", cujo expositor é o advogado Emmanuel Plácido.

A Mediação é um meio extrajudicial, não adversarial, de solução, prevenção e gerenciamento de conflitos, em que as partes envolvidas detêm o poder decisório da controvérsia, auxiliadas pelo Mediador, terceiro neutro e imparcial, que atua como facilitador do entendimento. O que distingue a Mediação tradicional (aquela realizada sem os recursos da tecnologia da informação) da Mediação "on line" é basicamente a utilização do espaço cibernético na busca do acordo.

Quem atua como mediador nos procedimentos da Mediação "on line" são profissionais de variadas áreas de conhecimento treinados em técnicas de mediação e no uso do sistema, indicados por pessoas jurídicas parceiras do Administrador do Sistema de Mediação on line, estando a inclusão no quadro de mediadores sujeita prévio e criterioso treinamento e avaliação. Os interessados no sistema de Mediação "on line" recebem um login e uma senha de acesso (o cadastramento no sistema e gratuito). Depois de cadastrado, o usuário solicita o início do procedimento, cumprindo as etapas seguintes.

O procedimento da Mediação, suas diversas fases, o número de sessões, os tipos de disputas que podem ser levadas para Mediação "on line", cálculo de custas e honorários a serem pagos pelas partes, tudo isso vai ser apresentado pelo expositor.

Emmanuel Plácido Oliveira de Moraes é Bacharel em Ciências Contábeis e Direito, com formação e habilitação em Mediação e Arbitragem e curso de extensão em administração judicial, conduzido pelo Dean Rusk Center-international, Corporative and Graduate Legal Studies and the Institute of Continuing Judicial Education of the School of Law - Universite of Georgia/USA. É também Vice-Presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB-PE, Diretor Vice-Presidente e integrante do Quadro de Mediadores e Árbitros do Centro de Mediação e Arbitragem de Pernambuco - CEMAPE e Professor convidado da Escola da Magistratura do Estado de Pernambuco - ESMAPE, onde ministrou curso de extensão na área de Mediação e Arbitragem.

Para saber maiores informações sobre o 2o. Congresso Brasileiro de Direito da Informática e Telecomunicações, visite o site:
www.ibdi.org.br/telecon2 ou ligue para (81) 34125156 (à tarde).