WhatsApp
x
  • Olá, o que deseja buscar?

Notícias atualize-se e recomende!

Energycon vai ter representante da INB – Indústrias Nucleares do Brasil 04/08/2008

 


Foi confirmada a participação do Diretor da INB – Indústrias Nucleares do Brasil, Dr. Otto Bittencourt Netto, no 1º. ENERGYCON – Congresso de Direito da Energia, que será realizado nos dias 04 e 05 de setembro, na cidade do Recife. Ele vai integrar o painel “O Nordeste e a Energia Nuclear”.

            A INB – Indústrias Nucleares do Brasil (www.inb.gov.br) é uma empresa de economia mista, vinculada à Comissão Nacional de Energia Nuclear - (CNEN) e subordinada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Está presente nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro, participando ativamente, junto à sociedade brasileira, com o desenvolvimento de importantes projetos tecnológicos para geração de energia nucleoelétrica.

Responde pela exploração do urânio, desde a mineração e o beneficiamento primário até a produção e montagem dos elementos combustíveis que acionam os reatores de usinas nucleares. O conjunto dessas atividades constitui o Ciclo do Combustível Nuclear. Atua também na área de tratamento físico dos minerais pesados com a prospecção e pesquisa, lavra, industrialização e comercialização das areias monazíticas e obtenção de terras-raras.

Otto Bittencourt Netto é geólogo e Diretor de Recursos Minerais da INB. É graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui mestrado pela Universidade de Stanford. Já foi Diretor-adjunto do Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM), trabalhou na Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e exerceu o cargo de Coordenador-Geral de Programas do Ministério das Minas e Energia e Secretário de Minas e Metalurgia do Ministério.  

Assumiu a Diretoria de Recursos Minerais da INB em outubro do ano passado, em um momento favorável ao setor nuclear, inclusive com a construção de Angra 3, que deve refletir na produção da fábrica de Resende. O Brasil, hoje, com apenas 25% do seu território explorado, detém a sexta maior reserva de urânio do mundo. A produção atual da INB é de 400t de concentrado de urânio (U3O8), mas a empresa pretende triplicar a produção até 2011, já pensando na nova usina de Angra dos Reis.

Maiores informações sobre o ENERGYCON podem ser obtidas através do telefone (81) 34125156 (turno da tarde) ou no site www.imp.org.br/energycon