WhatsApp
x
  • Olá, o que deseja buscar?

Notícias atualize-se e recomende!

Implantação de usina nuclear no Nordeste é tema do 2º. ENERGYCON 08/07/2009

 


O Estado de Pernambuco quer receber, no mínimo, uma das duas usinas nucleares que devem ser instaladas no Nordeste até 2030. De acordo com a Eletronuclear, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), entidade ligada ao governo estadual, emitiu Nota Técnica sobre a implantação de uma central nuclear no Estado. Mas além de Pernambuco, outros Estados nordestinos estão criando os meios necessários para se habilitar como interessados em abrigar o investimento da implantação das usinas nucleares.

O Nordeste se apresenta com uma das regiões inevitáveis para instalação de uma nova usina nuclear. O Governo do Presidente Lula já anunciou que aposta na geração de energia nuclear como forma de garantir eletricidade no futuro, principalmente quando as chuvas não forem capazes de encher os reservatórios das usinas hidrelétricas. Um dos pontos que está sendo analisado pelo Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, coordenado pela Casa Civil, é a localização das próximas centrais. Já é quase consensual que o Nordeste – onde, hoje, o Rio São Francisco já não oferece alternativas de geração hidrelétrica -, deverá abrigar pelo menos uma das novas usinas.

           A fim de discutir esses temas, foi incluído na programação do 2º. ENERGYCON – 2º. Congresso de Direito da Energia, um painel sob o título “Expansão da geração de energia nuclear no Brasil”. Para esse painel, já estão confirmadas a presença de Othon Luiz P. da Silva, Presidente da Eletronuclear; Odair Dias Gonçalves, Presidente da CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear; Alfredo Tranjan Filho, Presidente da INB – Indústrias Nucleares Brasileiras e Antonio Muller, Presidente da ABDAN – Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares. O moderador desse painel será o engenheiro Carlos Henrique Mariz, professor da UFPE, com especialização na França na área de automação e sistemas de controle (Universidade de Toulouse), Mestre em Engenharia de Sistema de Computação (COPE/UFRJ) e Assistente da Presidência da Eletronuclear.

            Maiores informações sobre o 2º. ENERGYCON podem ser obtidas através do telefone (81)34125156 (à tarde) ou no site: www.imp.org.br/energycon2