WhatsApp
x
  • Olá, o que deseja buscar?

Notícias atualize-se e recomende!

Presidente da Refinaria Abreu e Lima confirma participação no 3º. ENERGYCON 16/10/2010

 


A comissão organizadora do III ENERGYCON – 3º. Congresso de Direito da Energia, recebeu confirmação da participação do Diretor-Presidente da Refinaria Abreu e Lima, Dr. Marcelino Guedes Gomes.  

            A Refinaria Abreu e Lima, localizada no município de Ipojuca (região metropolitana de Recife) em Pernambuco, será a primeira refinaria de petróleo interamente construída com tecnologia nacional. A Petrobrás considera que essa refinaria será a mais moderna já construída em território nacional, pois será a primeira adaptada a processar 100% de petróleo pesado com o mínimo de impactos ambientais e produzir combustíveis com teor de enxofre menor do que o exigido pelos padrões internacionais mais rígidos, de 10 ppm de enxofre. As primeiras obras relacionadas ao projeto de construção da refinaria tiveram início em 2007. A fase inicial das obras de terraplanagem e a construção da casa de força já foram completadas e a previsão é de que até 2011 estejam concluídas todas as obras e tenha início seu funcionamento. Para fortalecer sua política de gestão social a Petrobras está priorizando também a contratação de fornecedores locais para a Refinaria Abreu e Lima. Para a primeira fase da obra, a terraplanagem, foram contratadas 2.800 pessoas, sendo que 95% dos trabalhadores foram arregimentados no próprio estado de Pernambuco – uma das premissas do empreendimento. Ainda em 2009 foi iniciada a construção civil dos prédios administrativos e de suporte da Refinaria, incluindo a construção da Casa de Força, concluída em junho de 2009, com potência total instalada de 150 MW, que suprirá as grandes necessidades de energia da refinaria.

            Marcelino Guedes Gomes é engenheiro mecânico formado pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-RJ). Possui mestrado em engenharia civil pela Coppe/UFRJ, MBA em gestão estratégica do conhecimento pela Puc-Pr e especialização em engenharia de terminais e dutos pela Petrobras. Ingressou na Petrobras em 1987. Na Petrobras Transporte (Transpetro) exerceu o cargo de gerente de tecnologia, de gerente geral de novos negócios e parcerias e diretor de terminais e oleodutos. É também membro do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e membro do comitê executivo da Pipeline System Division da American Society of Mechanical Engineering (ASME). Atualmente exerce a função de Diretor-Ppresidente da Refinaria Abreu e Lima.

            Maiores informações sobre o 3º. ENERGYCON podem ser obtidas através do telefone (81)34125156 (à tarde) ou no site: www.imp.org.br/energycon3