IMP realiza Fórum de Direito do Turismo em Porto de Galinhas 01/04/2008
Durante dois dias (28 e 29 de março), o auditório do Enotel tornou-se o centro de atenções do trade turístico pernambucano e de expressiva parcela do mundo jurídico. Para lá acorreram acadêmicos dos cursos de turismo, hotelaria e direito, empresários do setor turístico, servidores municipais dos órgãos de turismo, gerentes e executivos da área de hotelaria, proprietários de agências de turismo, juízes, advogados e representantes de órgãos de defesa do consumidor.
O que reuniu todas essas pessoas de tão diferentes setores foi a consciência da necessidade de aprofundar o estudo dos aspectos jurídicos da atividade turística. Foi com esse propósito, aliás, que foi criado o Fórum sobre Direito do Turismo, realizado pela primeira vez
Nesse sentido, podemos afirmar que o Fórum atingiu os objetivos iniciais de sua proposição, tornando-se um marco da discussão dos aspectos legais da atividade turística. A dimensão e caráter diferencial (de fórum multisetorial) do evento funcionou como fator que o tornou diferente de outros conclaves. Certamente por ter adquirido esse caráter é que se justificou a realização do Fórum, e a participação de entidades diversas como realizadoras e parceiras.
Um dos destaques foi o Prefeito do Recife João Paulo Lima, que demonstrou sensibilidade em relação à importância do Direito do Turismo quando disse, em seu discurso de encerramento, que “não se pode discutir turismo sem discutir política e direito”. Outro destaque ainda foi jovem Secretário de Turismo do Estado, Sílvio Costa Filho, que também abrilhantou o evento com sua presença. Também estiveram presentes no evento o Secretário de Turismo de Ipojuca Fernando Jordão e seu adjunto Diego Jatobá. Merece registro também a participação do conferencista da sessão de abertura do Fórum, Prof. Gladston Mamede, orador notável e profundo cultor do Direito.