x
  • Olá, o que deseja buscar?

Professores nosso corpo docente

  • Demi Getschko

    Demi Getschko

    demi@nic.br

    Engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da USP (1975), com mestrado (1980) e doutorado (1989) em Engenharia pela mesma instituição. Trabalhou no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP (1971-1985) e no Centro de Processamento de Dados da FAPESP (1986-1996), nesse período foi coordenador de operações da RNP e participou do esforço da implantação de redes no país. Foi um dos responsáveis pela primeira conexão TCP/IP brasileira, que ocorreu em 1991, entre a FAPESP e a ESNet (Energy Sciences Network), nos Estados Unidos, por meio do Fermilab (Fermi National Accelerator Laboratory). Foi Diretor de Tecnologia da Agência Estado, empresa do Grupo Estado, em dois períodos: entre 1996 e 2000, e novamente entre 2002 e 2005. Foi Vice-Presidente de Tecnologia do IG entre 2000 e 2001. Foi, ainda, professor da Escola Politécnica da USP, e hoje é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde leciona Arquitetura de Computadores e onde também coordena o laboratório da camada 2 do Projeto KyaTera. Atuou como membro da diretoria da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) pela ccNSO (Country Code Names Support Organization), eleito para o período de 2005-2007, e reeleito para 2007-2009. É Conselheiro do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) desde 1995 e Diretor-Presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação) desde 2006.

  • Demócrito Reinaldo Filho

    Demócrito Reinaldo Filho

    demo@ibdi.org.br

    Juiz de Direito titular da 32ª Vara Cível da Comarca do Recife (PE). Professor de Direito da Informática em programas de pós-graduação. Ex-presidente-fundador (1999/2002) e Diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática (IBDI). Tem curso de especialização em Direito da Informática pelo Berkman Center, da Harvard Law School. Atualmente é intercambista no programa de Visiting Schollar da Fordham Law School. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutorando em Direito. Pós-graduado em Direito Civil e Graduado em Direito pela UFPE. Coordenador do livro “Direito da Informática: temas polêmicos” (Edipro, 2002) e co-autor do livro “Internet Legal: o Direito na Tecnologia da Informação” (Ed. Juruá, 2003). Editor da Revista Eletrônica InfoJus.com.br. Publicou ainda os seguintes livros: “Juizados Especiais Cíveis – Comentários à Lei 9.099/95” (ed. Saraiva) e “Responsabilidade por publicações na Internet” (ed. Forense). Tem diversos artigos publicados em revistas jurídicas.

  • Eurípedes Brito Cunha Jr.

    Eurípedes Brito Cunha Jr.

    britojunior@gmail.com

    Advogado de Brito Cunha Advogados Associados. Professor de Direito da Informática da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador. Ex-presidente (2003/2004) e Diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática (IBDI). Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador e em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Co-autor dos livros “Direito da Informática: temas polêmicos” (Edipro, 2002) e “Internet Legal: o Direito na Tecnologia da Informação” (Ed. Juruá, 2003).

  • Flávio Augusto Lima da Costa

    Flávio Augusto Lima da Costa

    flavioalcosta@hotmail.com

    Advogado e Consultor Jurídico. Especialista em Sistemas de Informação pela Universidade Gama Filho. Bacharel em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau. Bacharel em Ciências Náuticas pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). Professor das disciplinas de Introdução à Lógica de Programação e Lógica de Programação Avançada no IBRATEC. É certificado ITIL-F e Membro do PMI-PE. Líder de Projetos de implantação de Sistemas de Gestão Empresarial (ERPs) na iniciativa privada, atuando desde a análise de aderência dos produtos até a efetiva entrega dos projetos, considerando a integração dos processos e adotando, sistematicamente, os modelos de Governança Corporativa e de TI. No segmento público ocupou o cargo de Diretor de Informática do Tribunal de Justiça de Pernambuco (2006/2007), tendo participado do Comitê Gestor de Sistemas Informatizados, que analisou as soluções para a implantação do processo eletrônico no Poder Judiciário Estadual. Atualmente ocupa o cargo de Controlador Geral do Município da Vitória de Santo Antão/PE.

  • Guilherme da Rocha Ramos

    Guilherme da Rocha Ramos

    direitocriminal@hotmail.com

    Delegado de Polícia Federal, de outubro/2003 a novembro/2005, tendo ministrado aulas de Polícia de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, em setembro de 2005, às turmas de Delegado de Polícia Federal na Academia Nacional de Polícia (ANP), no Distrito Federal. Promotor de Justiça Militar (da União) desde novembro/2005, freqüentemente ministrando palestras e cursos (teóricos e práticos) de Direito Penal Militar e de Direito Processual Penal Militar para as Forças Armadas, e de Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar em Cursos Preparatórios para Concursos do Ministério Público Militar, da Magistratura Militar da União e da Defensoria Pública da União. Professor de Direito Penal Tributário do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário da Universidade Dom Bosco – UNDB (São Luís/MA), em dezembro/2004. Professor de Direito Processual Penal do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público no Espaço Jurídico, em outubro/2007 e entre abril e agosto/2008. Professor de Legislação Penal Especial do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Criminais no Instituto de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Jurídico – IDAJ, entre maio e junho/2008. Professor de Direito Penal Militar e de Direito Processual Penal Militar do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Criminais Militares da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco – SDS/PE, em 2013.

  • Gustavo Cisneiros

    Gustavo Cisneiros

    professor@gustavocisneiros.com.br

    Juiz do Trabalho – TRT 6ª REGIÃO, professor de Direito do Trabalho, professor de Direito Processual do Trabalho, fundador, coordenador e professor do NÚCLEO DE ESTUDOS GC. Coordenador e Professor dos Grupos de Estudo ADVOGADOS POR EXCELÊNCIA, autor do livro Direito do Trabalho Sintetizado – 2ª Edição, autor do livro Processo do Trabalho Sintetizado – 2ª Edição, autor do Manual de Prática Trabalhista Para a 2ª Fase do Exame de Ordem – 2ª Edição, autor do Manual de Audiência e Prática Trabalhista Para Advogados – 4ª Edição, coautor do livro Série Método de Estudo OAB - Doutrina - Volume Único, coautor do livro Série Método de Estudo OAB - Questões Comentadas - Volume Único. Palestrante

  • Hartmut Richard Glaser

    Hartmut Richard Glaser

    glaser@cgi.br

    Secretário Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br. Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP) em 1967, obteve seu Mestrado em Engenharia de Eletricidade pela Escola Politécnica da USP em 1973 e fez curso de Pós-Graduação para Doutoramento em Engenharia de Eletricidade na Escola Politécnica da USP, de 1973 a 1975. Professor de Física no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) de 1968 até 1970. Professor de Eletrônica na Escola Politécnica da USP, de 1970 até Junho/2012. Diretor Administrativo/Financeiro do Laboratório de Microeletrônica da Escola Politécnica da USP, de 1972 a 1990. Chefe de Gabinete e Assessor do Diretor da Escola Politécnica da USP, de 1989 a 1994. Coordenador do Programa de Modernização Tecnológica da Informática Administrativa na USP, Gabinete do Reitor/USP, de 1994 a 1996. Assessor Especial do Diretor-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo, de 1996 a 2004. Coordenador da Rede Acadêmica do Estado de São Paulo na FAPESP - Projeto Rede ANSP, de 1996 a 2002. Fundador e Diretor de LACNIC de 2000 até o presente. Membro do Address Council (AC) da Address Supporting Organization(ASO) de ICANN, de 2000 até o presente. Membro do "Nominating Committee" de ICANN por 7 anos, indicado pelo AC/ASO, em 2004 e 2005, em 2008 e 2009, em 2010, e em 2012 e 2013. Palestrante nacional e internacional sobre temas relacionados à Internet em geral, especialmente sobre "e-GOV - Governo Eletrônico" e "Governança da Internet". Organizador local de dois eventos de ICANN no Brasil, em 2003 no Rio de Janeiro e em 2006 em São Paulo. Organizador local do "2. IGF - Internet Governance Fórum", realizado no Rio de Janeiro em 2007. Professor da "Summer School of Internet Governance" em Buenos Aires (2009) na Argentina, em São Paulo (2010) e em Meissen (2009, 2010 e 2012) na Alemanha. Assessor Especial de Nitin Desai," Special Adviser to the Secretary-General das Nações Unidas" para assuntos de Internet Governance e coordenador internacional dos eventos "IGF-Internet Governance Fórum", em 2007, 2008, 2009 e 2010. Assessor Especial da Secretaria do Multistakeholder Advisory Group (MAG) que coordena o programa e a infraestrutua do Internet Governance Forum (IGF), em 2011 e 2012.

  • Jose Durval de Lemos Lins Filho

    Jose Durval de Lemos Lins Filho

    j_durval@hotmail.com

    Direito Penal - Especial (8a Turma)

  • Léo da Silva Alves

    Léo da Silva Alves

    dasilvaealves@gmail.com

    Professor de Direito Disciplinar em Curso de Pós-Graduação em Advocacia Pública – IDP/Brasília; e FIR (Faculdade Integrada de Recife). Foi, ainda, professor de Direito Administrativo da Universidade Católica de Brasília e da Faculdade de Direito da então Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (UniDF). Professor convidado da Academia Nacional de Polícia, do Instituto Serzedello Correa (TCU) e de Escolas de Governo de 21 Estados.
    Membro do Instituto dos Advogados do Distrito Federal; membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal; comendador da Ordem de São Lázaro de Jerusalém; Vice-Presidente da Associação Brasileira de Advogados e Vice-Presidente da Academia Luso-Brasileira de Direito Administrativo.
    Coordenou dezenas de eventos jurídicos nacionais e internacionais. Presidiu, entre outros, o Seminário Internacional de Direito Administrativo Comparado, realizado em Coimbra, Portugal, o Encontro Jurídico-Parlamentar, na Assembleia da República, em Lisboa, e o Seminário Internacional de Controle, em Buenos Aires. Presidiu, recentemente (janeiro de 2012) o Encontro Internacional de Juristas, desenvolvido nas cidades portuguesas de Lisboa e Sintra.
    Foi, por duas vezes, presidente dos trabalhos da Sociedade Internacional de Criminologia, órgão consultivo da ONU e do Conselho da Europa. Presidiu a segunda sessão plenária do 13º Congresso Mundial de Criminologia, com 2.500 juristas de 51 países.
    Possui atividade integrada a juristas da Universidade de Coimbra, da Universidade Lusíada do Porto, da Universidade de Neuchátel, Suíça, e da Universidade de Paris.
    É autor de 37 obras sobre Direito Disciplinar e Controle da Administração Pública. Tem mais de 700 outros títulos publicados nas principais revistas jurídicas do país, e coordenou a coleção RH, com 11 volumes sobre administração de incidentes na área de pessoal no serviço público.
    Atuou e coordenou mais de 1.700 cursos e conferências sobre responsabilidade de agentes públicos.
    Há anos treina os quadros do Governo Federal, do Congresso Nacional, dos Tribunais Superiores, de governos estaduais, de autarquias e de empresas públicas de todo o país. Possui elogio formal, em sessão plenária do Tribunal de Contas da União – publicado em Diário Oficial (DOU de 29.06.98, pág. 12 – Seção I), em razão da sua contribuição à Administração Pública do Brasil.
    Presidiu o Conselho Editorial do Grupo CONSULEX, responsável pelas principais publicações jurídicas do Brasil; e, durante 10 anos, foi um dos um dos seus diretores.

  • Luiz Fernando Martins de Castro

    Luiz Fernando Martins de Castro

    lf@mcma.com.br

    Advogado em SP, sócio de Martins Castro Monteiro Advogados, Doutor em Direito e Informática pela Universidade de Montpellier – França, Membro da Comissão de Informática do Conselho Federal da OAB, e Coordenador Acadêmico do Curso de Especialização em Direito e Tecnologia da Informação da ESA-OAB/SP.