x
  • Olá, o que deseja buscar?

Professores nosso corpo docente

  • Manuel Martin Pino Estrada

    Manuel Martin Pino Estrada

    martinpino@yahoo.com

    Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito Privado e Processual Privado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pesquisador na área de Direito da Informática dando ênfase na área do Direito do Trabalho, especificamente no estudo das relações trabalhistas na internet, mundos virtuais, robótica, convergência tecnológica, redes sociais virtuais, computação em nuvem e no teletrabalho. Autor do livro "Análise Juslaboral do Teletrabalho" e de 60 artigos jurídicos sobre o tema.

  • Maria Amália Arruda Câmara

    Maria Amália Arruda Câmara

    arrudacamara@gmail.com

    Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2002), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é Professora de Ensino Superior da Faculdade Estácio do Recife. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Informático e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Democracia Eletrônica, Orçamento Participativo, Tecnologia da Informação e Comunicação, Participação e Empoderamento.

  • Natália Barroca

    Natália Barroca

    nataliabarroca@hotmail.com

    Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especializada em Direito Penal e Processual Penal pela Escola Superior de Magistratura de Pernambuco em convênio com a Faculdade Maurício de Nassau. Graduada em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira. Atuou como Conciliadora pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, no Juizado Especial Cível. Exerceu o cargo de Secretária Parlamentar (Chefe de Gabinete) na Câmara Municipal do Recife. Atualmente é professora universitária na Faculdade Metropolitana do Grande Recife - FMGR e no Instituto Superior de Olinda - IESO. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Direito Penal da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (ESA/OAB-PE). Professora de cursos de atualização e de pós-graduação na Escola Superior de Advocacia de Pernambuco - ESA-OAB/PE. Palestrante e escritora. Orientadora de trabalhos de conclusão de cursos de graduação e especialização, na área de Direito Penal, Criminologia e Direito à saúde. Membro-associada da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito - ABraSD. Colunista semanal sobre Direito da Saúde na Rádio JC News 90,3 FM.

  • Paulo Brancher

    Paulo Brancher

    brancher@bkbg.com.br

    Sócio de Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher Sociedade de Advogados (BKBG). Professor Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da PUC/SP. Árbitro listado no Centro de Mediação e Arbitragem da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Listado nos internacionais: “Who’s Who Legal” (www.whoswholegal.com); “Chambers & Partners Latin America” (www.chambersandpartners.com); “Practical Law Company – Which Lawyer?” (whichlawyer.practicallaw.com). Diretor da International Technology Law Association – ItechLaw (www.itechlaw.org). Ex-Presidente da Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações (ABDI) (www.abdi.org.br). Ex-Diretor do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr (www.cbar.org.br). Autor de livros e artigos publicados no Brasil e no Exterior. Conferencista no Brasil e no Exterior.

  • Rafael de Menezes

    Rafael de Menezes

    rafael.juiz@gmail.com

    Aprovado em concurso público para o cargo de Auxiliar Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de PE – TRE (1989); Graduado pela Faculdade de Direito do Recife – UFPE (1991); Aprovado em concurso público para o cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, tendo atuado nas Comarcas de Itambé, Igarassu, Paulista e Jaboatão (1993); Contratado pela UFPE-Universidade Federal de Pernambuco como professor-bolsista de Direito Civil da Faculdade de Direito do Recife (1995); Aprovado em concurso público para o cargo de Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Pernambuco, tendo atuado nas Comarcas de Belo Jardim, Condado, Sirinhaém, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Olinda (1995); Contratado pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, como Professor de Direito Civil (1996); Pós-graduado em Direito (especialização) pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Contratado pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco – ESMAPE, como Professor de Direito Civil e de Direito da Informática (2002); Designado Diretor de Informática da AMB - Associação dos Magistrados Brasileiro (2007/2010); eleito diretor da FLAM - Federacao Latino Americana de Magistrados (2010/2012); atualmente é Juiz de Direito Titular da 2ª Vara Cível e também Diretor do Fórum da Comarca do Cabo de Santo Agostinho – PE.

  • Renato de Mendonça Canuto Neto

    Renato de Mendonça Canuto Neto

    renatocanutoneto@cmpadvogados.com.br

    Advogado, Sócio de Canuto, Coutinho, Neves & Pugliesi Advogados - CNP; Coordenador Jurídico do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco - CREMEPE - 2007/2013; Membro da Banca Examinadora do Exame Nacional da Ordem pelo Conselho Federal da OAB - Direito Empresarial; Professor Universitário (Direito Civil/Consumidor) - FIR/UNINASSAU 2003/2012; Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/PE 2007/2009; Diretor-Tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco - CAAPE 2007/2010; Pós-Graduado em Direito Empresarial e Econômico pela FGV - 1999/2000

  • Ricardo José Borges Galvão de Melo

    Ricardo José Borges Galvão de Melo

    ricardojbgm@hotmail.com

    Advogado, Professor na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e em Cursos de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Direito. Professor do Curso Espaço Jurídico Cursos. Cursou Direito na UNICAP, Mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Recife - Universidade Federal de Pernambuco (FDR/UFPE), Especialista em Ciências Criminais pela Faculdade de Direito do Recife – Universidade Federal de Pernambuco (FDR/UFPE).

  • Rodrigo Guimarães Colares

    Rodrigo Guimarães Colares

    rodrigo@dafonteadv.com.br

    Advogado com atuação em Direito Societário, Negócios Internacionais, PI e Novas Tecnologias. Sócio do escritório Da Fonte Advogados. Mestre (LL.M.) em Direito de Tecnologia da Informação e Telecomunicações pela University of Strathclyde (UK) e MBA em Direito Empresarial pela FGV. É graduado em Direito no Brasil (Universidade Católica de Pernambuco) e na Espanha (Universidad de Alcalá, Madrid). Conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito da Informática (IBDI).

  • Rômulo Pedrosa Saraiva Filho

    Rômulo Pedrosa Saraiva Filho

    romulo@romulosaraiva.com.br

    Graudado em Comunicação Social (Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em dezembro de 2001. Graduado em Ciências Jurídicas, pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em 2006. Pós-graduado em Previdência Social, pela Esmatra VI e Faculdade Boa Viagem (FBV). Pós-graduado em Previdência Social Instituição, pela Esmafe/RS e Universidade Caxias do Sul (UCS). Advogado militante e especialista na área previdenciária. Sócio proprietário de Rômulo Saraiva Advogados Associados. Professor da cadeira de direito previdenciário na pós-graduação da Escola Superior de Advocacia(ESA)/Faculdade Joaquim Nabuco. Colunista em previdência do Diario de Pernambuco, com o blog EspacodaPrevidencia.com.br. Consultor jurídico na área previdenciária do jornal AgoraSP, do Grupo FSP . Co-autor do livro “Direito Previdenciário e Acesso a Seguridade Social”, editado pela Amatra VI, Esmatra VI e Faculdade Boa Viagem, ano 2011. Assessor jurídico na área previdenciária do Sindiquímica-PE.

  • Samuel Oliveira Cersosimo

    Samuel Oliveira Cersosimo

    samuelcersosimo@gmail.com

    Assessor de Magistrado no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Professor da Especialização em Direito Processual Civil do Curso Jus Podivm. Professor convidado da disciplina Processo Eletrônico em cursos de graduação e pós-graduação. Diretor de Internet do Instituto Brasileiro de Direito da Informática. Especializado em Direito Público pelo Instituto de Educação Superior Unyahna. Bacharel em Direito pela Universidade Salvador - Unifacs. Graduando em Sistemas para Internet na Universidade Salvador - Unifacs. Possui extensão universitária em Direito da Tecnologia da Informação e em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.